Instalação Elétrica

Instalações Elétricas

A Norma Brasileira NBR-5410 estabelece as condições necessárias para o funcionamento seguro de uma instalação elétrica de baixa tensão – até 1.000V em tensão alternada e 1.500V em tensão contínua. É utilizada em instalações prediais, públicas, comerciais, industriais e de serviços.

NORMAS RELACIONADAS:

NBR 5410 – Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens;

NR10 – Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade;

NR35 – Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta e indiretamente com esta atividade.

O que é instalação elétrica? Entenda!

A instalação elétrica é um conjunto de equipamentos que torna possível a instalação de energia em um projeto, o corpo da instalação é constituído por fios, cabos e outros acessórios que juntos formam uma ponte entre a fonte geradora de energia e as cargas elétricas. É fácil de entender, olha só:

As instalações elétricas podem ser residenciais/prediais, industriais ou comerciais, sendo as industriais as mais complexas e as residenciais e comerciais as mais básicas.

A instalação utilizada com maior frequência é a de baixa tensão, mas existem o que chamamos de alta tensão e tensão reduzida, ou extra baixa. As instalações de baixa atuam em corrente contínua e utilizam das cargas dos próprios eletrodomésticos e eletrônicos.

Como se dividem as instalações elétricas?

Todo sistema é composto por partes e elementos diversificados e, nesse caso, não seria diferente. Confira como é composta uma instalação elétrica e seus elementos principais:

Além disso, as instalações ainda podem se dividir em três tipos, confira:

Tensão reduzida ou extra baixa

As categorias de tensão reduzida ou extra baixa representam tensões menores ou iguais a 75V, a sua estrutura é em corrente contínua.

Em alguns casos, a tensão pode operar em corrente alternada e chega a ser menor ou igual a 50V.

Baixa tensão (BT)

Nessa categoria se enquadram as tensões que variam entre 75 V e 1500 V em corrente contínua. Em corrente alternada essas instalações podem operam entre 50 V e vão até 1000 V

Instalação em alta tensão (AT)

Nessa categoria se enquadram as tensões que variam entre 75 V e 1500 V em corrente contínua. Em corrente alternada essas instalações podem operam entre 50 V e vão até 1000 V

01

Emitimos Laudo Técnico, Relatório Fotográfico e Informativo com a Respectiva, para comprovar a qualidade e a confiabilidade do serviço prestado.

02

Nós garantimos a qualidade dos nossos serviços ao emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), assegurando a qualidade e a confiabilidade.

03

Oferecemos montagem completa de infraestrutura elétrica para seus equipamentos, garantindo a segurança e eficiência da sua instalação.

04

Montamos quadros elétricos personalizados, projetados especificamente para as necessidades do seu negócio, incluindo os modelos QGBT, QTA, QTM.

05

Nossos projetos executivos e descritivos são elaborados com precisão, visando a qualidade e confiabilidade da sua instalação elétrica.

06

Com a elaboração de Diagrama Unifilar, proporcionamos uma visualização clara e organizada da sua rede elétrica, facilitando a compreensão e manutenção.

Precisando de um serviço como esse?